Vocês já chegaram na fase da vida que cansaram de serem feito de trouxas, de serem desrespeitados, de pessoas invadirem sua privacidade confundindo intimidade e amizade com falta de noção e de bom senso? Cansaram de serem "os seres humanos maravilhosos" que são tão maravilhosos que deixam/deixavam coisas absurdas acontecerem e não falavam nada pra manter o "título" de gente boa fora do comum? Cansaram de ceder? Cansaram de fazer o que não queriam e estar com quem não queria, em situações que não queriam estar pra agradar aos outros e, mais do que isso, evitar que o outro se sinta mal? O que vocês fizeram ou fazem com tudo isso, com todo esse cansaço?
Uma pessoa me disse uma vez que isso é toxicidade, abuso e sequestros emocionais. Pois é, isso não existe somente nas relações amorosas. Isso acontece nas amizades, na família, no trabalho e até no coleguismo.
Pois eu cansei. Quando viramos adultos temos tantas responsabilidades, ainda mais quando se casa e ainda mais quando tem filhos e ainda mais quando tem missões espirituais a cumprir. Desculpa, pessoal. Mas eu vou precisar começar a decepcionar algumas pessoas e vocês vão ter que lidar com isso da maneira que quiserem. Também não me importo com as consequências disso, porque estou envelhecendo e estou cansado. Preciso resolver minha vida, MINHA VIDA! Eu sou pai de um ser que nasceu em 2024 e não na década de 70, 80 e 90...
E isso não quer dizer que estarei indisponível e que agora serei uma pessoa ruim e que não vai mais auxiliar e ajudar quando necessário. Mas eu não posso mais me prejudicar. Essa é a condição. Sacrifícios são por quem ou aquilo que a gente ama. E ainda assim é preciso ser uma via de mão dupla. Senão não rola.
Então não me importa mais se a pessoa trabalha muito, ou se passou por problemas pessoais, ou se passou por problemas mentais ou se está passando por problema emocionais ou mesmo se está doente. Porque minha vida também é única e EU não posso nem quero adoecer por causa de ninguém, EU não posso abrir mão do que EU quero por outras pessoas que não fazem mais sentido.
É isso que venho tentando fazer e vou continuar tentando. E mudanças cansam, doem... Experimenta sumir e ver quem vai te procurar pra saber como você está.
Tem pessoas "importantes" na minha vida que não deram Feliz Natal, não deram Feliz Ano Novo... Certamente porque esperavam que eu desse. Mas essa vez eu experimentei não dar. Dei genérico e para muito poucos. Mas respondi carinhosamente a quem me desejou. Tem pessoas "importantes" que não deram parabéns no aniversário, não deram parabéns quando ganhei prêmio... E aí? Quem é o amigo então? Só eu? Cansei, mesmo. E quando isso envolve a família que estou construindo, dói. Eu ainda suportava quando toda essa falta era só comigo. Mas ver minha família, principalmente minha esposa e meu filho sendo ignorados me doeu e dói muito. Mas a culpa deve ser nossa, por criar expectativas mesmo com tantos sinais negativos ao longo dos anos. Então a partir de agora, não criem expectativas sobre mim. E acordemos para uma coisa: As pessoas mudam. Algumas pra pior, outras pra melhor. Mas dependendo do ponto de vista do outro, é claro. Talvez agora eu esteja mudando pra pior pra alguns e melhor para outros. E cada vez mais eu me importo menos.
Minha essência, espiritualidade e bondade não mudaram e nunca vão mudar. O que estou tentando mudar é só que preciso de mais AMOR PRÓPRIO. E isso é tentar deixar de ser otário, mesmo que com coisas mínimas.
Eu espero do fundo do coração conseguir cumprir isso tudo. Já vem de um tempo que eu falo, simplesmente falo. Mas ainda me vejo travado em algumas situações. Vou começar a falar mais. Será que vou virar o escroto? Será que vou virar o "nossa, ele tá mudado, tá chato. Deve ser por isso, aquilo ou aquilo outro". Sim, mudado. Estou chato, muito chato, chato demais, tão chato, nunca estive tão chato. Envelhecendo e ficando chato. Yemanjá e Oxalá me ajudem a falar quando necessário. Botar algumas coisas no lugar. Agora, vejam vocês: Eu, com quase 40 anos tendo que educar gente velha, às vezes mais velha que eu, na base da reclamação, bronca e pedido de respeito.
Ao me afastar do "mundo", venho percebendo quem de fato é pra estar em nossa vida e quem um dia fez sentido e que não faz mais. Cansado de não ser prioridade em algumas situações e da falta de atenção e de consideração. E essa falta não é de agora, é de sempre. Ou o planeta inteiro sempre teve muuuito trabalho, cansaço, Dislexia, TDH, Depressão, Ansiedade ou outras doenças? Porque a desculpa moderna é essa. Mas uma hora cansa.
Deus e a espiritualidade nos ajude!

